Tupixel

 

Uma visão panorâmica
do desenho feito no Brasil

 

O site Tupixel é o mais extenso diretório de desenhistas que atuam ou já atuaram no Brasil. Em seu banco de dados, atualizado semanalmente, estão cadastrados os grandes mestres do passado, renomados profissionais e iniciantes desta arte tão presente em nosso dia-a-dia.

 

Voltado para editores de arte, profissionais de comunicação, art buyers e admiradores da imagem desenhada, o diretório apresenta desenhistas das mais variadas técnicas, temáticas, áreas de atuação e estilos. A relação de desenhistas apresentada compreende um largo período histórico: de Angelo Agostini, que residiu no Brasil (São Paulo - 1860), reconhecido por pesquisadores como um dos pioneiros em âmbito mundial, até os desenhistas da atual geração digital.

 

São milhares de links (com imagem de referência) para o internauta acessar páginas com mais informações e imagens de desenhistas como Maurício de Souza, Ziraldo, Laerte, Angeli, Henfil, Flavio Colin, Carlos Zéfiro, J. Carlos, Jayme Cortez, Jaguar e Benicio, para citar apenas alguns dos nomes mais conhecidos do grande público.

 

Em sua página no Facebook, estão disponibilizadas notícias e novidades do universo do desenho nacional, lançamentos de livros e revistas especializadas, dicas de cursos, informações de salões, festivais, concursos e exposições, listagem das associações, dicas de materiais, equipamentos e softers, gestão de estúdio e serviços para registro e proteção autoral.

 

Resultado de uma pesquisa iniciada em 1997 pelo artista gráfico Fabio Faôza, o diretório foi inaugurado neste mesmo ano com o nome de "Casa dos Bonecos" com apenas seis desenhistas e foi, ao longo dos anos, tomando corpo através de constantes pesquisas e colaborações de colegas e amigos.

 

Hoje Tupixel se apresenta como uma ferramenta indispensável para todos aqueles que buscam ter uma visão verdadeiramente panorâmica do desenho feito no Brasil.